É uma alteração nos hormônios presentes no ciclo menstrual da mulher. O problema é quando eles se alteram muito para descompensar até hormônios que são em menor quantidade como a testosterona, por exemplo. Essas alterações é que são prejudiciais para a ovulação. Os óvulos que não saíram se tornam cistos endurecidos e ali fica impedido de mais um óvulo sair e amadurecer para a ovulação e a mulher com policísticos poder engravidar.
Pode parecer complicado, mas na prática a mulher com ovários policísticos não ovula como deveria.
Para os casos em que houver infertilidade, há a possibilidade de fazer a indução da ovulação. Pode ser feita através de medicamento via oral. A maioria das mulheres responde bem a esse tratamento e, após o recrutamento dos óvulos. E ainda outra alternativa a essas pacientes seria a Inseminação Intra Uterina ou a Fertilização In Vitro, principalmente se houver outras causas de infertilidade envolvidas.
Se você está tentando engravidar e encontra dificuldades, converse com seu médico e peça exames para verificar essa síndrome. Com o tratamento certo, é possível uma gestação tranquila.