É comum vermos algumas gestantes entrarem em completo desespero quando aparece um pequeno sangramento durante sua gestação. A Maria Barriga Moda Gestante resolveu lhe esclarecer alguns pontos sobre esse assunto.
A sua preocupação é normal e muito válida, afinal de contas, estamos falando do seu bem mais precioso. Nem todo sangramento na gestação é sinal de risco para o bebê. Então, em primeiro lugar mantenha a calma e busque ajuda médica.
Abaixo listamos os casos mais comuns e sintomas para você identificar e saber como agir.
No primeiro mês de gestação quando o embrião está se instalando implantando e colando na parede do útero pode ocorrer rompimentos de alguns vasinhos e causar leve sangramento que duram 2 ou 3 dias, sem sintomas de dor ou cólica.
No terceiro mês, o sangramento pode estar associado ao descolamento do saco gestacional. Nesse caso, o repouso será indispensável. Você perceberá um sangue de cor bem escura, parecido com borra de café. Mas se o sangue for intenso e vermelho-vivo com cólicas, o cuidado deve ser ainda mais maior, pois pode estar avançando para um princípio de aborto.
Já a partir do sétimo mês de gestação, o sangramento pode indicar sinal de parto prematuro. Normalmente vem acompanhado de sangramento intenso com fortes contrações.
Além desses casos, hemorroidas e relações sexuais podem causar leves sangramentos, sem estar ligado diretamente com riscos ao bebê.
Agora que você já conhece algumas causas e sintomas, se acontecer algum desses fatos com você o importante é manter a calma e sempre priorizar o atendimento médico. Se você já passou por uma situação dessas, conte pra gente sua experiência.