No início da gravidez, o médico vai pedir exames de sangue para verificar seu tipo sanguíneo. Se você for RH negativo e o pai do bebê RH positivo, o bebê pode herdar o fator do pai. Quando isso ocorre, o sangue do bebê pode entrar na sua corrente sanguínea e o seu corpo identificar como uma ameaça, produzindo anticorpos contra ele.
Na primeira gravidez, normalmente não causa problemas, apesar de precisar ter acompanhamento do médico. Porém numa segunda gestação, caso o bebê herde novamente o RH positivo, esses anticorpos que o seu corpo vai produzir podem atravessar a placenta e atacar as células do bebê.
É provável que seu médico lhe receita uma vacina para impedir que seu corpo produza esses anticorpos. E no momento do parto, é feito um exame de sangue no bebê para verificar o tipo sanguíneo e se ele for RH positivo, você irá receber outra injeção de imunoglobulina anti-D no prazo de até 72 horas e seu sangue também será colhido novamente para verificar se houve a produção de anticorpos.
Por isso é tão importante fazer o acompanhamento de pré-natal. E sempre que tiver dúvidas, fale com seu médico, ele pode te ajudar.