A maioria dos bebês recém-nascidos passa por um período em que sofre de cólicas, uns mais ou menos. E junto com o sofrimento do bebê, os pais sofrem ainda mais, por não saber o que fazer nesse momento em que o neném não para de chorar se retorcendo de dor.
As cólicas podem ocorrer de 15 dias do nascimento até o terceiro mês de vida da criança, isso porque o sistema digestivo do bebê é novo e ainda está se adaptando à sua nova realidade.
O choro de cólica normalmente é desesperador para os pais, por ser um chorinho estridente. Para observar se o choro é de cólica temos algumas dicas: o bebê fica inquieto, com rosto vermelho, fazendo caretas, se contorce e encolhe as perninhas até a barriguinha.
Se você alimentar a criança com outro alimento além do materno até o 6º mês de vida, as cólicas podem piorar, porque como dissemos o sistema digestivo ainda não está adaptado à essa nova realidade.
Você deve se atentar também na hora da amamentação, para que o bebê não engula ar durante a mamada, faça sempre ele arrotar após a alimentação e deite-o de lado sempre. A cólica por gases pode ser uma das piores dores que seu filhinho já sentiu.
Além disso, procure deixar o ambiente do bebê tranquilo, dê banhos mornos e faça massagens na barriguinha para acalmar. Cuide também de sua alimentação, alguns relatos de mãe, percebem que certos tipos de alimentos podem aumentar a incidência de cólica na criança.