É muito comum que com o avanço da gravidez, a gestante comece a ficar preocupada e com alguns medos que vem junto com a aproximação do parto.
Os principais medos são das dores das contrações e do próprio parto, do bebê nascer com algum problema (mesmo quando todo o pré-natal mostra que a criança é saudável), medo de não saber cuidar e amamentar.
Para que esses medos do parto sejam minimizados, a primeira coisa a fazer é conversar. Sim, converse muito com seu médico e tenha confiança nele, afinal ele te acompanhou a gravidez toda e continuará até o nascimento de seu bebê.
Tente relaxar, porque você sabe que está tudo bem. Quando mais tranquila você estiver melhor será o parto para você e para seu bebê. Se estiver liberado pelo seu médico, faça exercícios físicos principalmente os músculos das pernas e nádegas pois esses músculos vão trabalhar bastante durante o parto.
Tire todas as dúvidas durante o pré-natal e informe seu médico sobre tudo que sentir de diferente. Se achar necessário, consulte uma segunda opinião, mas não leve nunca dúvidas para casa.
Também é importante ser muito realista. Em alguns casos podem haver complicações e um parto que estava programado para ser normal evoluir para uma cesárea, então se isso ocorrer, tente manter a calma e encarar o problema de frente. Lembre-se que nesse momento que você está se sentindo fraca, está chegando uma vidinha que depende completamente de você.