Após os 6 meses, as frutas, em forma de suco e papinhas, devem ser a primeira novidade na dieta do bebê. Na parte da manhã, depois da primeira mamada do dia, você pode oferecer uma dose bem pequena de suco coado (por volta de 30 ml) com uma colherinha de plástico ou silicone (caso seu filho já tome mamadeiras, você pode usar uma para o suco também, Não acrescente açúcar ou água e prefira frutas naturalmente mais doces e menos ácidas (como a laranja lima). Nunca acrescente mel.
De início, pode ser que ele não aprecie muito o gosto, mas vale a pena insistir para, aos poucos, ir educando o paladar da criança. Deve-se introduzir um alimento por vez e aguardar 2 ou 3 dias para oferecer outro (assim você poderá avaliar a aceitação e se houve alguma reação como por exemplo reações alérgicas, dores de barriga, diarréia ou manifestações cutâneas).
Quando o bebê estiver aceitando bem o suco, após a mamada do almoço, pode-se iniciar o lanchinho da tarde. Experimente raspar ou amassar banana (prata), pêra ou maçã (crua ou cozida) e também dar com uma colher pequena, aumentando a quantidade à medida que o bebê demonstrar mais interesse. O mamão e uma boa opção para esse início porque é mais docinho.
Por volta dos 7 meses, inicia-se a sopa “salgada” (feita com legumes, tubérculos, verduras e carne) na hora do almoço. Porém, nessa fase é muito importante que o acompanhamento seja feito entre a Nutricionista e o Pediatra. Juntos, definirão, através de um inquérito alimentar o momento certo de introduzir cada um dos alimentos e assim, acompanharem a evolução da criança. Esse processo é lento e deve ser feito seguindo todas as recomendações.
Caso o bebê demonstre não ter gostado da experiência, tente oferecer o mesmo alimento alguns dias depois. Pode ser que a reação seja a mesma, mas não desista, porque muitas vezes as crianças acabam se acostumando aos novos sabores.
Quando a criança se recusa a abrir a boca para a próxima colher, vira o rosto ou começa a brincar com a comida, é porque provavelmente está satisfeita.
Camila Tomé de Primo Baldez
Formada em Nutrição no Centro Universitário São Camilo e MBA em Marketing pela ESPM. – 11 9 8326-6323