Sabemos que o período fértil de uma mulher mais propício para a gestação gira em torno dos 20 e 30 anos, mas com o avanço das mulheres no mercado de trabalho, é cada vez mais comum, casais que adiam a concepção de um filho para depois dos 40 anos.
Existem alguns pontos a serem observador quando essa decisão é tomada.
Primeiro, engravidar após os 40 pode ser mais difícil já que o organismo da mulher está já se preparando para finalizar a fase reprodutiva.
Nessa idade, mulheres têm maior incidência de diabetes gestacional, hipertensão, aborto e prematuridade do parto. Já para os bebês os riscos estão nas alterações cromossômicas como a que causa a síndrome de down por exemplo.
A grande vantagem de quem toma essa decisão é que a mulher está mais madura e normalmente mais preparada psicológica e financeiramente para educar uma criança.
Se foi essa sua opção, antes de tudo procure seu médico e explique seu caso. Você com certeza precisará de cuidados e vitaminas especiais para levar essa gestação até o final. Já comece cuidando da alimentação e exercícios físicos, pois isso ajuda bastante seu corpo a aguentar as mudanças que virão pela frente.
Você tem uma história de gravidez depois dos 40? Conte pra gente.