Vocês sabiam que as Gorduras boas, são fundamentais na gestação para fornecimento de ácidos graxos essenciais dos tipos ômega 3 e ômega 6, que não são produzidos pelo nosso organismos e por isso precisam ser ingeridos na alimentação, diariamente?
Eles participam da formação do sistema nervoso do bebê e para a mamãe é fundamental na diminuição da liberação de insulina, controlando o ganho de peso e as alterações de glicemia, prevenindo contra o aparecimento de diabetes gestacional.
Como alimentos ricos em gorduras boas, podemos destacar:
Semente e óleo de linhaça
Rico em ômega 3, potente antioxidante que combate aos radicais livres e contém fibras que ajudam a manter a microflora intestinal saudável e equilibrada, melhorando a função intestinal das mamães.
Frutas oleaginosas como amêndoa e castanha, ajudam a manter os níveis de glicose estável e também a aumentar a saciedade das gestantes;
Sementes de girassol e o gergelim, além de ricos em ômega 3 e 6, são ótimas fontes de antioxidantes e minerais importantes para manter o organismo da mamãe bem nutrido. São boas fontes de cálcio, magnésio, selênio e zinco. Ajudam no controle da pressão arterial e na manutenção dos níveis de glicemia das mamães.
Óleo de coco extra virgem são considerados “termogênicos”, ou seja, capazes de gerar calor e queimar calorias. Esta propriedade, aliada a capacidade de estimular a glândula tireóide, aumenta o metabolismo basal e, conseqüentemente, garante o ganho de peso saudável da gestante para o desenvolvimento saudável do bebê, diminuindo o risco de complicações por ganho de peso excessivo. A dose recomendada é de no máximo 3 a 4 colheres de sopa por dia, porém deve-se começar ingerindo o óleo em pouca quantidade para que o organismo se adapte. Acrescente em vitaminas e em frutas, vitaminas em saladas ou ainda no preparo dos pratos quentes.
Camila Tomé de Primo Baldez
Formada em Nutrição no Centro Universitário São Camilo e MBA em Marketing pela ESPM. – 11 9 8326-6323