
Em sua edição de julho a revista DietaJá! publicou lista com onze dicas para recuperar a forma após a gravidez.
Vamos lá:
1. Amamentação – Com ela, o corpo pode dar adeus até 600 calorias por dia!
2. Hidratação – Hoje e sempre. Na gravidez, dupla vantagem: além de aumentar a produção de leite, ajuda a manter a forma. O ideal é beber 2 litros por dia; e dá para dar aquela variada com chás, sucos e água de coco.
3. Exercícios leves – Atividades aeróbicas podem virar rotina depois de 30 dias do parto, e com liberação média, claro. Para começar, que tal uma caminhada leve, devagar, de 30 minutos? E disposição, praticando, no mínimo, três vezes por semana.
4. Santa barriga – O importante é movimentar a região: pode ser com aulas prazerosas na academia ou abdominais em casa. Em caso de escolha da segunda opção, comece com dez movimentos por dia, e aumente gradualmente.
5. Tudo durinho e gelatina – Enrijecer os músculos também ajuda na perda de peso. Se possível, musculação três vezes por semana com caneleira ou pesinhos. Invista, também, na gelatina diet, ela tem cerca de 90% de proteínas que reconstroem as fibras de colágeno, deixando a pele mais firme.
6 – Fibras em todas as refeições – elas ajudam na digestão e no bom funcionamento intestinal.
7 – Refrigerantes não! – eles aumentam a formação de gases e a distensão abdominal. Substitua por sucos naturebas.
8 – De 3 em 3 horas – comer regularmente e entre curtos períodos reduz a chance de você atacar a geladeira na próxima refeição. O ideal é de três em três horas.
9 – Nada de guloseimas – os guilty pleasures como doces, frituras, fast-food, salgadinhos e molhos gordurosos têm muitas calorias, não são nutritivos e ainda acumulam gordura no corpo.
10 – Gordura zero – fuja das gorduras trans, muitas vezes presentes em alimentos industrializados como massas, pães folhados, chocolates e bolachas recheadas. Prefira óleos vegetais como canola, soja e azeite de oliva.
11 – Substituindo – Leite integral por desnatado, creme de leite tradicional por light e queijo amarelo pelo branco. Prefira carnes magras como alcatra, coxão duro e coxão mole, lagarto, filé-mignon, peixes e frango. Mas sempre grelhadas, assadas ou cozidas.