O nervo ciático vai desde a coluna lombar até os pés, passando pela parte posterior das coxas. Ele permite o movimento dos músculos das pernas e é responsável pelas sensações.
A chamada ciática, ou dor ciática, é a dor causada pela inflamação do nervo ciático, ou pela pressão da coluna sobre o nervo. Ela costuma ser causada por um problema de disco.
Às vezes o funcionamento do nervo pode ser afetado, o que provoca fraqueza na perna ou sensação de formigamento. A ciática pode aparecer junto com a dor nas costas ou não, e a dor pode se refletir para a perna.
A dor ciática pode aparecer em forma de pontadas, de queimação ou de formigamento. Ela vai e vem e varia de intensidade ao longo do dia. Normalmente afeta um lado só e pode ser tão intensa que torna a locomoção quase impossível.
A dor pode afetar a coluna lombar (a região mais baixa da coluna), a área atrás da coxa ou ir do bumbum até o pé. Você também pode sentir formigamento ou “choquinhos” na perna ou no pé. A dor pode ser concentrada ou afetar áreas maiores.
Consulte seu ginecologista ou um ortopedista, que poderá indicar fisioterapia ou um tratamento com acupuntura.
Uma possibilidade é usar uma cinta ou faixa de sustentação, que ajuda a segurar o peso da barriga e alivia a pressão sobre a coluna.
O especialista também pode indicar exercícios para fortalecer seus músculos pélvicos, abdominais e das costas. Alongamento para a coluna e pernas pode ajudar a aliviar a dor.
Os anti-inflamatórios que aliviariam a dor não devem ser tomados durante a gravidez. O tratamento com remédios terá de esperar até o bebê nascer.
Em casos muito graves, a dor ciática pode exigir uma cirurgia para consertar uma hérnia de disco. Mas esse tipo de tratamento não é feito durante a gravidez.
Fonte: brasil.babycenter.com