Agora no Blog da Maria Barriga, você terá semanalmente dicas de nutrição da nossa nova parceira Camila Baldez.
Uma das grandes dúvidas que a gestante tem é de saber se está se alimentando corretamente, de forma saudável e se o bebê está recebendo todos os nutrientes necessários. Durante a gestação há um aumento das necessidades de vários nutrientes, para o crescimento do feto e para criar as reservas que serão utilizadas durante todo este período e a lactação.
Muito cuidado com a história de que mulher grávida tem que se alimentar por dois. Precisamos de planejamento alimentar e de uma alimentação balanceada. E lembre-se : atividade física é fundamental e deverá ser mantida ou iniciada, mas sempre com supervisão de um profissional.
Algumas dicas são essenciais e não custa nada relembrar!!!
• Beba água constantemente, 2 litros por dia;
• Consuma Fibra, no formato de farinhas e/ou farelos. Coloque no suco, no iogurte ou até mesmo nas frutas;
• Fracione as refeições em seis a oito vezes ao dia, com pequenas quantidades, e mastigue devagar. Consuma alimentos com baixo teor de gordura e evite ingerir líquidos durante as refeições, para facilitar a digestão e evitar azia;
• A carne é muito importante nesse período, por ser rica em ferro e proteínas. O ferro pode ser melhor absorvido se consumido com frutas ricas em vitamina C, como laranja, limão, abacaxi, tangerina e acerola.
• O uso moderado de adoçantes foi permitido para gestantes com diabetes pela Associação Americana de Dietética (ADA), prefira aqueles como a sucralose e stévia, sendo considerados seguros ao bebê.
Camila Tomé de Primo Baldez
Formada em Nutrição no Centro Universitário São Camilo e MBA em Marketing pela ESPM.