Foi feita na Noruega uma pesquisa com mais de 60 mil mulheres grávidas e ficou comprovado que a cafeína (café, chá, refrigerantes) em quantidade maior que a recomendada, influencia no peso do bebê e gestações mais prolongadas.
Para nós brasileiros que amamos um cafezinho, a notícia não cai muito bem. Mas a ideia é diminuir a quantidade, não precisa eliminar.
Os pesquisadores afirmam que “consumir 100 mg da substância por dia reduziria em cerca de 0,2 kg o peso do bebê no nascimento (considerando como 3,6 kg o peso médio no nascimento)”.
Por conta disso, os médicos indicam que as gestantes tomem até 300 mg por dia de cafeína, incluindo café, chá, refrigerantes e chocolates. Acima disso, a mãe corre o risco de ter parto prematuro e até aborto. Outros médicos mais precavidos ainda, dizem que a partir de 100 mg já é suficiente para baixa o peso do bebê no nascimento.
Portanto, mamães, fiquem atentas à quantidade de cafezinhos e outras bebidas que você toma diariamente e lembre-se de sempre conversar com seu médico a respeito de sua saúde.