5/dez
0

Atividade física na gravidez? Pode sim!

Entre muitas dúvidas essa é uma das mais freqüentes entre as mulheres que estão prestes a se tornar mães. Engravidei e agora? Posso continuar a me exercitar ou posso iniciar uma atividade física? A resposta é sim! Pode e deve.

Diversos estudos realizados recentemente revelam que o exercício físico regular traz benefícios para a saúde da mãe e do bebê. Durante a gestação o corpo da mulher passa por diversas adaptações em todos os sistemas do corpo: na postura, alterações hormonais, entre outras, com o objetivo de proporcionar um ambiente ideal para o feto se desenvolver adequadamente.

Praticar exercício físico, especialmente atividades como pilates, yoga, hidroginástica ou uma simples caminhada auxiliam na adequação da nova postura corporal, que está alterada por causa da gestação, e traz diversos outros benefícios. Veja:

  • Diminui muito as dores musculares, principalmente na região lombar.
  • Ajuda a mamãe a manter a forma e não engordar além do esperado.
  • Permite um ganho de flexibilidade e força muscular para um parto normal, já que existem exercícios específicos para a região pélvica, que auxiliam e preparam o corpo da mulher para um trabalho de parto mais ativo.
  • Ajuda a reduzir os inchaços tão incômodos nos membros inferiores, porque aumenta a circulação corporal.
  • Traz bem estar geral e contribui para o equilíbrio emocional, fazendo com que a gestante se torne mais autoconfiante.
  • O bebê também é beneficiado com essas práticas regulares. Estudos mostraram que mulheres que praticaram atividade física durante a gestação diminuíram o risco de o nenê nascer com sobrepeso, se comparadas com mulheres que não praticaram atividade física, no mesmo período gestacional.
  • A atividade física realizada antes, durante e após a gravidez pode contribuir para a prevenção e tratamento de algumas condições clínicas como a pré-eclâmpsia, incontinência urinária, hipertensão arterial, diabetes gestacional e diabetes tipo II, bem como na prevenção do parto prematuro.

Porém, alguns cuidados devem ser tomados. Os exercícios precisam ser de leves a moderados. Se a mulher já praticava atividade física antes de engravidar deve diminuir seu ritmo de treinamento. É importante a liberação do médico e a orientação de um profissional qualificado.

Portanto, pratique atividade física durante os nove meses da sua gestação, porém consulte seu(a) ginecologista e procure um fisioterapeuta qualificado para orientar quais exercícios você deve fazer em cada fase da sua gravidez e com qual objetivo, sem correr riscos. Assim, você terá uma gestação saudável e feliz.

Caroline Pezzolo  (Crefito-3 – 145851-F) é fisioterapeuta especialista em gravidez e pós-parto, pilates e fisioterapia dermato-funcional. Tel: (11) 8565-0950 | Email: carolinepezzolo.ft@gmail.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>