21/jul
0

Alimentação na Amamentação

alimentacao-amamentacao

Muitas mamães tem perguntado sobre o que de fato comer durante o período de amamentação. Hoje falaremos de algumas dicas básicas para esse momento.

Os hábitos saudáveis da alimentação que procurou ter durante a gravidez devem ser mantidos. Uma refeição rica em grãos e cereais integrais, frutas e verduras, e alimentos que sejam boas fontes de proteínas, cálcio e ferro devem continuar a fazer parte deste momento.

As gorduras boas, que falamos na semana passada, são benéficas para o bebê: abacate, azeite, castanhas, sementes e peixes gordurosos como o salmão são bons exemplos. Evite sempre as gorduras saturadas (frituras, manteiga, gordura vegetal).

Faça sempre lanchinhos intermediários entre as mamadas. Como normalmente elas acontecem de 3 em 3 horas ou de 4 em 4 horas,  facilita o fracionamento dos lanchinhos. Invista nas barrinhas, frutas, torradas ou biscoito água e sal, enfim, use a sua criatividade para criar lanchinhos saborosos neste momento.

Tenha sempre uma garrafa de água no momento em que for amamentar. Essa fase causa mais sede que o normal. E é fundamental que aumente o aporte de água.

Substâncias como cafeína podem passar da corrente sanguínea para o leite, por isso evite excessos. Prefira o café descafeinado por exemplo !

Muitas mães observam que, quando comem determinados alimentos, o bebê fica mais irrequieto e com sintomas de cólica. Não existe regra, você precisa observar as reações do bebê de acordo com o que se alimentou. Porém, alguns alimentos como: brócolis, feijão, repolho, cebola e leite de vaca tendem a ser mais suspeitos.

Se o bebê ficou irritado a troco de nada, pense no que você comeu nas últimas horas e experimente eliminar esse alimento da sua dieta por alguns dias, para ver se melhora. Depois, você pode fazer o experimento contrário, e comer o alimento suspeito para ver se o bebê sente alguma coisa.

Caso o bebê seja alérgico a algo que você consumiu, ele poderá ter uma reação cutânea, um incômodo respiratório (um barulho parecido com um apito ao respirar, ou congestão) ou fezes alteradas (verdes ou com muco). Se isso persistir, procure seu pediatra.

A amamentação por si só já ajuda a queimar a gordura da gravidez, por usá-la na produção do leite.

Camila Tomé de Primo Baldez
Formada em Nutrição no Centro Universitário São Camilo e MBA em Marketing pela ESPM. – 11 9 8326-6323

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>