A Vitamina B9, que também é conhecida como ácido fólico ou folato, é essencial para a formação do cérebro e da medula espinhal do bebê. Porém, não pode ser produzida pelo corpo. Ela é uma dessas vitaminas que o corpo precisa e tem que ser adquirida através de alimentos. O folato ocorre naturalmente em alimentos, enquanto o ácido fólico é a forma sintética do folato que é adicionada à alimentos fortificados.
Estudos mostram que a ingestão de ácido fólico três meses antes de a mulher engravidar e três meses depois da fecundação previne em mais da metade as chances do bebê vir a apresentar alterações do tubo neural.
Quando você vê grãos “enriquecidos”, isso indica que acido fólico foi adicionado. Alimentos enriquecidos incluem aveia, arroz, pão, macarrão e itens com farinha de trigo.
A forma natural de folato não é absorvida pelo corpo com a mesma facilidade que a forma sintética, o ácido fólico. Alimentos ricos em folato possuem uma composição única que fornece ao corpo melhores fontes de vitaminas, minerais e muita fibra. Alimentos ricos em folato incluem espinafre, couve, folhas de mostarda, brócolis, folhas de nabo, amendoim, feijão fradinho, feijão preto, feijão branco, feijão vermelho e feijão carioca. Outros alimentos que fazem bem ao corpo que possuem folato são abacates, aspargos, suco de laranja, laranjas e morangos.
Por vezes, só a alimentação não oferece a quantidade suficiente de ácido fólico que a mulher precisa ingerir diariamente, portanto, os médicos recomendam uma suplementação para que a dose recomendada de ácido fólico seja ingerida pela futura mamãe.
Coma mais ácido fólico:
Dicas simples que você pode fazer para ter mais ácido fólico em sua dieta:
No café da manhã adicione frutas no seu cereal. Opte também por sucos cítricos como laranja.
Para o almoço, prepare uma salada de folhas verdes, com alface, escarola ou couve picadinha, adicione brócolis ou aspargos frescos e finalize com grãos, como a lentilha, feijão, grão de bico ou o trigo cozido.
Para um “lanchinho”, crie uma mistura usando cereal rico em fibra com ácido fólico, frutas secas e oleaginosas de sua preferência. Ou então um abacate picadinho coberto com farinha de aveia!
Camila Tomé de Primo Baldez
Formada em Nutrição no Centro Universitário São Camilo e MBA em Marketing pela ESPM. – 11 9 8326-6323