O cordão umbilical no pescoço do bebê, chamado também de circular de cordão é mais comum do que imaginamos, mas na maioria das vezes não é motivo para indicação de uma cesariana.
Esse efeito acontece pelo próprio movimento do bebê em que pode enrolar e desenrolar diversas vezes, e na maioria das vezes pode ser desenrolado pelo médico no momento do parto sem risco de enforcar o bebê.
Em alguns casos, quando o cordão umbilical é muito pequeno ou estiver muito enrolado, ele pode ficar curto para a descida do bebê pelo canal do parto. Quando isso acontece ele pode comprometer a circulação de sangue e diminuir a frequência cardíaca da criança.
Para monitorar e evitar esse problema, os médicos fazem um exame chamado cardiotocografia que acompanha as contrações da mãe e a frequência cardíaca do bebê durante o trabalho de parto.
Por isso mamãe, não precisa ficar desesperada se ver que o cordão está enrolado em alguma parte do corpo do bebê. Seu médico que irá acompanhar todo o andamento da sua gravidez e parto indicará se será necessária uma cirurgia ou não.