Para as mamães que já estão no terceiro trimestre da gestação, o que toma conta delas agora é ansiedade pela chegada do bebê. O momento do parto para uma gestante é uma das experiências mais incríveis que ela pode passar.
É muito importante preparar o corpo para a chegada desse momento. Dessa forma você fica mais tranquila e preparada para o parto.
Faça um bom acompanhamento de pré-natal, tente ter uma gestação mais tranquila sem muitos aborrecimentos. Descanse sempre que possível e se alimente de forma saudável.
Exercícios físicos, na maioria das vezes liberado pelos médicos, ajudam a melhorar a capacidade respiratória e relaxar a musculatura corporal, e isso ajuda a aliviar a dor na hora do parto.
Lembre-se que no momento do parto você é a pessoa mais importante e ativa. Os profissionais vão te acompanhar e auxiliar no que for preciso, mas a protagonista sempre será a mulher.
É indicado que o parto seja normal a não ser que haja algum problema com o bebê ou a mulher e nesse caso haverá intervenção cirúrgica para o parto cesárea.
Uma série de razões pode indicar a necessidade de um parto por cesariana, por exemplo:
- o bebê está mal posicionado dentro da barriga da mãe;
- as contrações ou a dilatação do útero não são suficientes para que ocorra o parto normal;
- há sinal de sofrimento do feto ainda na barriga da mãe;
- a mãe apresenta doença sexualmente transmissível, como a AIDS ou herpes genital;
ou, ainda, algum outro motivo que venha a complicar ou comprometer o bom andamento do parto.