13/mai
0

Menino ou Menina?

O casal que vive a ansiedade da chegada do bebê não consegue escapar dessa pergunta tão habitual, e muitos papais querem logo saber o sexo, para escolher o nome, começar a providenciar o enxoval, preparar o irmãozinho ou irmãzinha, caso já tenha… Mas a resposta mais freqüente para a pergunta acima é: “Tanto faz, desde que venha com saúde”.

A saúde sempre é desejo de todos, desde o nascimento e durante toda a vida, pois sem ela não somos ou não fazemos quase nada. Mas, se durante a gravidez, a mãe, pai, ou ambos, tivessem que decidir entre oferecer ou não maiores possibilidades de tratamento para uma série de doenças graves,que podem ocorrer ao longo da vida desse filho, qual decisão tomariam? A resposta parece óbvia, mas não é. Faltam informações e esclarecimentos à população. A decisão de preservar as células tronco do sangue de cordão umbilical é pautada pelo conhecimento dos benefícios que esse armazenamento pode trazer ao ser humano já nos dias de hoje e também no futuro, pois há muitos estudos bem avançados em relação à utilização de células-tronco na Terapia Celular.

Hoje, a realidade é que 80 doenças já são tratadas com as células-tronco extraídas do sangue do cordão umbilical. Já são mais de 35 mil transplantes realizados com essas células, e existem mais de 700 estudos em andamento.“As células-tronco do cordão umbilical são uma fonte de vida e esperança, e a decisão de armazená-las ou não só depende do pai e da mãe”, ressalta o médico pediatra hematologista Adelson Alves.A coleta desse sangue é uma tarefa relativamente simples, indolor, e de um material (cordão umbilical) que será descartado ao lixo, caso não ocorra essa coleta. Já a preservação desse material exige complexo processo. São várias as etapas e necessidades exigidas pela Terapia Celular, como níveis de segurança e qualidade.“É importante que os pais conheçam a empresa e entendam os serviços oferecidos e os procedimentos que atestam a qualidade do material, o qual será armazenado por um longo período.

Não basta avaliar apenas, se a empresa coleta, processa e armazena o sangue do cordão umbilical. Você deve perguntar: o que mais essa empresa tem para me oferecer, caso seja necessário utilizar essas células para um tratamento? Há necessidade de saber o quanto a empresa se preocupa com a pesquisa e desenvolvimento na área de terapia celular (utilização das células-tronco em diversas doenças), se investe em inovação tecnológica (importante, pois essa área está em constante aprimoramento), se tem equipe especializada para oferecer o tratamento (médicos hematologistas transplantadores, enfermeiros, biologistas) e, o mais importante, se o serviço é habilitado e regulamentado para fazer transplante de medula óssea.

Afinal, é na saúde de seu filho que está pensando quando contrata esse serviço. Costumo dizer aos pais que ninguém quer pensar em doença, principalmente em um momento de extrema alegria e emoção, como o nascimento de uma criança. Mas digo que é melhor ter as células-tronco armazenadas e não precisar,do que precisar e não as ter.” Finaliza Adelson Alves.Você já conhecia sobre esse assunto?Quer saber mais?Bem, pesquisei sobre o assunto pois é de saúde e interesse das mamães e papais. Encontrei a CordCell, que desde 1996 realiza o armazenamento de células-tronco aqui no Brasil, e vão além disso,realizam o transplante com equipe própria.

Mas a história é mais longa, pertencente ao São Lucas Cell Therapy Group, que há mais de 43 anos oferece assistência integral em hematologia, hemoterapia e terapia celular, todos os procedimentos técnicos (exames, testes, entre outros) são realizados na estrutura laboratorial própria, não terceirizam nenhuma fase do processo, oque garante a qualidade desde a coleta até a infusão do material,caso seja necessário. Além disso, possui parque tecnológico comparável aos melhores do mundo na área.e investem continuamente em pesquisas.

Texto enviado pela equipe CordCell.

Fontes:www.cordblood.com/best-cord-blood-bank/stem-cell-therapy/advancing-stem-cell-therapieshttps://clinicaltrials.gov/ct2/results?term=umbilical+cord+blood&Search=Search

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>