Toda mulher tem seu período fértil no mês, e é nessa fase que a concepção da gravidez se torna mais possível.
Veja como perceber seu ciclo e as chances da gestação.
Durante a fase 1, ocorre a menstruação. Nesse período a chance de engravidar é quase nula, porque seu corpo está fazendo o derramamento mensal do endométrio. E em geral o corpo está ainda preparando os ovários para os óvulos serem liberados.
A fase 2 é da pré-ovulação, e nela são boas as chances da concepção. Perto do sétimo dia do ciclo, você notará um corrimento vaginal que parece elástico ao toque. Em alguns dias, ele ficará branco e cremoso, um sinal de que a sua fertilidade está voltando novamente. Isso não significa que o óvulo já foi liberado, mas é um bom indicador de que a ovulação está a caminho e o seu muco cervical é um ambiente amigável para o esperma.
A fase 3 é a ovulação em sim. Agora as chances de conseguir engravidar são altíssimas. A ovulação começa geralmente 14 dias antes do seu próximo período. Quando isso acontece, a temperatura do seu corpo aumenta em cerca de metade de um grau. Mas tenha em mente que isso acontece depois que você já está ovulando. Outro bom indicador de fertilidade é a consistência do seu muco cervical.
Na pós ovulação, que é a fase 4, também conhecida como a fase lútea, essa porção final do seu ciclo dura pelo menos 12 dias e, no máximo, 16. A progesterona começa a subir, sinalizando que os ovários não precisam mais liberar óvulos nesse mês. O seu muco cervical secará e criará um “plug” para prevenir que qualquer esperma adicional entre no útero.