Ser mãe realmente é algo divino. Tudo é esperado com muita ansiedade e toda mãe diz que não há coisa melhor no mundo do que dar à luz a um pequeno.
Mas o que nem todo mundo diz, são as partes “ruins” dessa história. Amamentar é sim uma delícia e o melhor alimento para o bebê (indiscutivelmente). Mas a maioria das mães passa por uma dificuldade enorme em amamentar e muitas vezes esse momento lindo se torna muito difícil.
E aí vem a culpa e as cobranças: Culpa por não conseguir amamentar, por amamentar e sentir dor, por não ter leite suficiente, culpa pela criança comer pouco por ainda mamar no peito, culpa pela amamentação prolongada… são tantas culpas e ninguém se preocupa em saber como a mãe se sente no meio disso tudo.
Muitas mães acabam abandonando a experiência de amentar por tantos motivos que podem ser relatados aqui. Mas quando isso acontece, o que fazer?
A primeira coisa a fazer é sempre tentar, claro, além de ser gratificante, você pode conseguir de formas alternativas praticar esse ato. Caso realmente não consiga, não se martirize e nem se culpe, isso acontece com muitas mães. O melhor é procurar orientação médica e seguir as dicas do médico tanto com alimentação para o bebê quanto para os cuidados com a mãe.
O mais importante, mães, é saber que sair do comum, do que é regra para todo mundo, não vai te fazer ser menos mãe ou uma má educadora e criadora do seu filho. Lembre-se que seu amor pode sim romper várias barreiras.
Você tem uma experiência com esse assunto? Conta pra gente!