Hoje em dia as mulheres precisam conciliar sua vida pessoal com a profissional: marido, casa, afazeres domésticos, etc. E quando vem a gravidez, as “super mulheres” colocam mais um item para conciliar nessa lista que já não é pequena.
Durante a gestação, você pode e deve continuar trabalhando. Isso vai ajudar manter você ativa física e mentalmente. Mas é claro que o ritmo pode ser que precise de alguns ajustes.
Aí vão dicas para você conciliar trabalho e gravidez:
- Avise primeiro seu chefe sobre sua gravidez.
- Faça o pré-natal. Adeque sua agenda, mas não falte jamais às consultas com seu médico. Essas visitas ao obstetra são fundamentais para a boa evolução da gestação.
- Mantenha o foco no trabalho durante o expediente, evite ficar falando o tempo todo da gravidez ou ficar fazendo ligações pessoais durante o horário de trabalho.
- Agende os exames e consultas médicas de preferência em horário que menos atrapalhe o andamento do seu trabalho, como no início ou final do dia.
- Após sair de licença maternidade, procure manter contato com a empresa. Sempre que possível mande um e-mail ou faça uma ligação para um colega ou para o chefe, mostrando que mesmo distante você se preocupa com o bom andamento da empresa.