Desde que a mulher alcançou grandes avanços no mercado de trabalho, um outro conflito tem se tornado muito frequente. Como conciliar o trabalho com a maternidade. Depois de dar à luz, a maioria das mamães ficam em um dilema eterno: voltar ao trabalho e ter realização profissional, porém abrir mão de ficar o dia todo com seu bebê, ou largar tudo e se dedicar inteiramente ao seu filho.
Bem, essa é uma decisão muito pessoal, difícil, mas pessoal. Mas hoje vamos tentar te ajudar pelo menos a conciliar esses dois extremos.
Bem, se você vai retornar ao trabalho, especialistas indicam que durante a licença maternidade, você se inteire do que anda ocorrendo no trabalho, converse com seus amigos e saiba como está o andamento da empresa, assim você não toma um choque de informações ao retornar.
Quando você for voltar ao trabalho, se prepare psicologicamente para isso e transpasse essa segurança e amor ao seu bebê, ele vai sentir essa mesma vibração.
Chegando ao trabalho, tente se desligar um pouco da vida lá fora e se dedique ao trabalho. Claro que você vai lembrar do seu bebê o dia todo, mas tente não ficar ligando de 5 em 5 minutos para saber como ele está. Mantenha o foco.
Mesmo ficando a maior parte do tempo longe do seu filho, você precisa fazer-se presente à ele. Ao chegar, dedique um tempo exclusivo para cuidar, brincar e estudar com ele. Mostre que você se importa e que aquele período é totalmente dedicado à ele.
Enfim, agora com um filho sua vida vai mudar, seja qual seja sua decisão sobre a vida profissional. Mas lembre-se que seu filho é um bem precioso que precisa do seu amor, carinho e atenção.