A primeira coisa a se pensar é: tirar as fraldas significa que seu filho (a) está ficando independente e você precisa estar preparada para isso. Muitas mães adiam essa etapa para que o bebê não perca a ligação e dependência.
Entenda que cada criança tem seu tempo. Não adianta fazer nada forçado porque você pode causar um trauma no seu filho. Ele precisa, para essa nova etapa, estar preparado: saber falar para pedir a hora que quer ir ao banheiro, ficar sentado sozinho os minutos necessários, e conseguir tirar a própria roupinha se necessário. As de elástico ajudam nessa fase.
Normalmente a partir dos 2 anos a criança está pronta para esse avanço. Sempre converse com seu filho e explique o que os adultos fazem no banheiro. Você pode comprar um peniquinho para estimular no início. Pergunte várias vezes ao dia se o bebê quer ir ao banheiro e quando ele pedir nunca retarde essa ida, faça na mesma hora.
Claro que isso vai levar uns meses para se concretizar até a criança acostumar-se com esse novo método. Prepare-se para quando tirar completamente a fralda, para ter algumas manhãs de cama molhada e sujeirinhas pela casa. Mas tranquilize-se, isso é normal e acontece com todo mundo.
O importante mesmo é você respeitar os limites de seu bebê e sempre instruí-lo a fazer suas necessidades na hora certa.
Boa sorte!