Para elaborar um cardápio infantil devemos levar em conta os fatores nutricionais, a apresentação dos pratos e a variedade de cores, texturas e sabores. Estes 3 fatores são fundamentais para você ajudar suas crianças a se alimentarem bem, dento de uma época que nos oferece as maiores tentações ou também chamadas de guloseimas vazias que estão cada vez mais tomando conta do cardápio infantil.
Alimentar bem as nossas crianças na primeira idade da vida é fundamental para que ela possa adquirir hábitos nutricionais saudáveis. Hábitos saudáveis contam com uma alimentação rica em carboidratos integrais, leguminosas, proteínas, legumes, verduras frescas, frutas e sucos naturais. Estes alimentos devem aparecer com maior frequência na mesa de nossos filhos cujo interesse maior dos pais é a saúde deles.
Princípios básicos de nutrição na primeira idade (1 a 6):
1. Cuidado com as gororobas. Nunca de um biscoito ou um pedaço de bolo para a criança que não quis almoçar. Ela precisa entender que a refeição é composta por nutrientes importantes que não podem ser substituídos por guloseimas. O importante é você criar esta consciência no seu filho ao invés de enchê-lo de calorias vazias.
2. Use as frutas e os sucos naturais ao invés de sobremesas ou doces feitos com açucares;
3. Arroz + feijão deve ser o carro chefe no cardápio das suas crianças.
4. Substitua os carboidratos refinados pelos integrais;
5. Evite alimentos muito gordurosos, prefira preparações com olés prensados a frio, azeite extra virgem, e cozidos no vapor;
6. Evite alimentos prontos, eles geralmente contem alto teor de sódio, e gorduras.
7. Além de tomar leite, o cálcio necessita de boa absorção, por isso cuidado com o excesso de cafeína presente em chocolates e refrigerantes.
8. Leve o seu filho com você na quitanda e deixe-o escolher os legumes e as verduras.
9. Elabore um cardápio bem variado e alegre, use as preferencias saudáveis de sua criança e procure deixa-lo bem balanceado nutricionalmente.
10. Cuide bem da educação nutricional de seu filho. Explique diariamente, de uma maneira lúdica e carinhosa a importância dos bons alimentos e o porque devemos deixar as guloseimas para atos esporádicos.
Camila Tomé de Primo Baldez
Formada em Nutrição no Centro Universitário São Camilo e MBA em Marketing pela ESPM. – 11 9 8326-6323