Vanessa Caubianco, é jornalista, publicitária e apresentadora do programa Lá em Casa, da allTV. Mãe de um casal de gêmeos, ela também escreve no blog Mamy de Gêmeos .Batemos um papo com ela para falar de como é a vida, na real, de uma mãe de gêmeos.
O que planejar primeiro
O emocional. Quando descobrimos que estamos grávidas de gêmeos parece que os hormônios fervem na potência máxima. É um misto de alegria e medo (normal pra qualquer um que passa por uma situação nova e pouco comum). Mas o meu conselho é manter a calma e acreditar que tudo vai dar certo. As pessoas falam demais e falam coisas que não devem. Ouvir demais os outros pode não ser a melhor saída.
Amamentação
Eu cheguei a amamentar os dois juntos no peito. Existe uma almofada especial, mas eu preferi sentar na minha cama com os dois e acomodá-los em travesseiros. E não precisei de ajuda de ninguém, sempre carreguei os dois no colo de uma vez e nunca derrubei nem machuquei ninguém. Aliás, carrego até hoje, quando preciso… Entretanto, amamentei no peito por pouco tempo, o que não é demérito de mãe de múltiplos como se ouve por aí. Conheço várias mães de gêmeos que amamentaram no peito durante um tempão.
A ajuda do pai
Uma das milhares de coisas legais em ser mãe de gêmeos é que as chances de seu marido se tornar um super-parceiro seu são enormes. Dois bebês, dois pais… Claro que não é regra e tem muito homem que não consegue ajudar mesmo assim, mas essa é uma boa oportunidade pra começar. Meu marido e eu sempre dividimos experiências, medos e alegrias. Sempre às custas de muita conversa, claro. Então, quando os bebês nasceram não foi diferente. Já sabíamos o que um e outro pensava (os dois estavam felizes, ansiosos e com medo, mas não deixamos o medo ser mais forte, muito pelo contrário). Pegamos os telefones de varias babás e enfermeiras (por precaução) e levamos os bebês para casa. P.S.: nunca precisamos ligar para elas!
Ligação entre os gêmeos
Meu filho saiu da maternidade comigo e minha filha ficou mais três dias na UTI neonatal. O que eu percebi foi que quando ela veio pra casa ele ficou muito mais tranquilo. Naquela noite ele até dormiu melhor. Fora isso, há muita cumplicidade entre eles. Quando descobrem uma coisa nova olham entre si como se dissessem: você também está vendo isso? Olha que demais!!!…é uma graça …
Alimentação
Sou muito rígida com a rotina dos dois, desde o começo. Eles têm hora para acordar, mamar, brincar, comer, descansar, tomar banho e dormir. Como não comem nada fora de hora, na hora das refeições estão sempre com fome e não dão trabalho nenhum. A pediatra indica a quantidade e a dieta para cada idade. Eu sigo as recomendações e tento sair fora da rotina o menor número de vezes possível.
Ajuda para cuidar dos gêmeos
Eu tenho uma empregada que chega de manhã e vai embora no meio da tarde. Ela cuida da casa e me dá uma força quando preciso sair. Mas como eles têm a rotina, fica fácil cuidar. E tenho uma baby- sitter que vem dormir em casa quando saio à noite. No mais, meu marido e eu sempre demos conta de tudo, inclusive no começo. Não quis ajuda de mãe nem de sogra nos primeiros dias. E isso foi muito bom porque fez com que a rotina começasse a funcionar logo cedo.
Brincadeiras
Eles sempre ouviram música no quarto (desde o primeiro dia de vida). Além disso, meu marido toca bateria e eles sempre participaram dos nossos “shows” em casa. Tevê também assistem desde pequenininhos. O Discovery Kids é a minha babá (risos).
Quando eles começaram a engatinhar, eu transformei todo o quarto deles e deixei mais espaçoso para que pu
dessem brincar à vontade e sem riscos. Outra coisa boa nos gêmeos: eles acabam ficando mais independentes e brincam um com o outro.
Dicas
Não se desespere. Seus bebês, seu marido e você estão aprendendo juntos. Bebês são frágeis, sim, mas não quebram tão fácil. Não precisa ter medo deles. Quanto mais segurança você passar para seu filho, mais calmo ele vai ficar, principalmente nas situações criticas.
E, o mais importante: estipule uma rotina o mais rápido possível. Com o tempo vocês vão se conhecendo melhor e as coisas vão entrando nos eixos.
oi querida fico feliz por vc ter este lindo casal de gemeos são lindíssimos.já tive essa experiencia fantástica na minha quinta gestação foram dois meninos é a maior experiencia que um ser humano possa ter não acha?sou mãe de6 mais tive 8 filhos ,não é facil mais já estão grandes a mais velha tem 20 o mais novo10 anos foi ótimo conhecer teu espaço bjus!!!!
que maravilha é esta familia !!! parabéns !!!
Uma expeiência impar .
bj