Segundo Tatiana, dançar na gestação ou com o bebê nascido propicia momentos de cumplicidade muito preciosos na construção de um vínculo sadio e contribui para a saúde e o equilíbrio espiritual, emocional e físico da mãe e do bebê.
Quais são os benefícios de dançar na gestação?
Dançar durante a gravidez possibilita que a mulher assimile as mudanças que vão acontecendo no corpo com tranquilidade e alegria. Colabora para que o corpo se reequilibre e sustente harmoniosamente o ganho de peso. Melhora a oxigenação e a circulação sanguínea, beneficiando mãe e bebê. Por combinar exercícios de alongamento, fortalecimento, relaxamento, respiração e dança, contribui com a preparação para o parto, quando precisamos conciliar momentos de ação e de entrega.
Como são as aulas ?
As gestantes são convidadas inicialmente a prestar atenção no próprio corpo, na respiração e no bebê. A intenção é afinar a sintonia e contribuir para que a mulher se coloque no presente e dedique aquele momento da maneira mais inteira possível a ela e à gravidez. Depois espreguiçam bastante e percebem o próprio corpo, se há alguma dor ou tensão desnecessária. Após esse tempo de relaxamento, são propostos exercícios (às vezes massagens).
Depois vem a dança à base de improvisações direcionada à exploração do movimento, percepção dos apoios, dos impulsos, da relação com o espaço, com o bebê e com as outras grávidas. No final, mais um pouco de alongamento, respiração e compartilhamos como foi a vivência daquela aula, as imagens que surgiram. No final as participantes podem registrar por escrito as impressões.
As aulas acontecem no Espaço Rasa
Endereço: Rua Heitor Penteado, 220/236, estúdio 16.
e-mail para tatiana@dancamaterna.com.br
http://www.dancamaterna.blogspot.com/