30/ago
0

Manuais para mãe e babá



A terapeuta familiar e escritora Roberta Palermo escreveu dois livros: “Mãe – Manual de Instruções, guia para a mãe” e “Babá – Manual de Instruções, guia para a babá”. O conteúdo dos dois auxilia no convívio entre as mãe e babá e, muito importante, entre mãe, babá e crianças. Vale à pena ler!

Abaixo, um rápido bate–papo com Roberta Palermo. Atenção, anote as dicas!

- De onde surgiu a idéia e a inspiração para escrever os manuais?

No dia-a-dia em meu consultório sempre percebi a angústia dos pais nos assuntos relacionados à babá de seus filhos. Os livros facilitam o diálogo e mostram o papel de cada um na vida da criança.

- Como terapeuta familiar você pode dar uma dica para uma mamãe na hora de escolher uma babá?

O mais importante é os pais terem uma boa referência da profissional. Existem boas agências para ajudar nessa escolha, mas a indicação de amigos e familiares deve ser levada em conta também. A babá deve seguir as regras dos pais, não deve mentir e precisa ser atenciosa e cuidadosa com a criança.

- As agências especializadas oferecem preparação psicológica em para orientar melhor uma mulher que é ou que gostaria de ser babá?

Em geral os cursos procuram atender as necessidades básicas de cuidados com as crianças. Mas é importante que durante o curso os professores criem também um espaço para a babá contar sobre suas experiências de vida, alegrias e tristezas, dificuldades e angústias em ser acolhida. Como isso não costuma ser abordado, procuro dar atenção a essa questão no meu livro e na formação particular que faço em meu consultório.

- Quais os principais pontos que uma babá deve acordar com os pais que a contratou − por exemplo horários, palavras de respeito, rotinas?

É importante que a babá siga todas as regras estebelecidas pelos pais. Caso discorde de algum ponto, ela deve conversar para colocar sua opinião, desde que isso seja feito de maneira educada e que a babá entenda que os pais não precisam aceitar sua dica, caso prefiram fazer de outra maneira. A babá não deve ficar com a cara fechada, pois para conviver com crianças o bom humor deve prevalecer no ambiente.

- Para terminar, alguma última consideração importante que queira registrar no texto

Os pais devem tomar cuidado para nunca desqualificar a babá na frente da criança. Isso acontece principalmente quando a mãe muda uma regra, desfaz um combinado que a babá seguia à risca. A babá, por sua vez, não deve compactuar com a criança, deve sempre contar a verdade para os pais para ajudá-los a educar seus filhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>