Leia abaixo entrevista com a escritora, que é responsável pela Direção Pedagógica da Educação Infantil e Fundamental I do Colégio Hugo Sarmento, em São Paulo.
Como você começou a trabalhar em escolas?
Sou filha, neta e bisneta de educadores. Minha mãe abriu em 1966 o Colégio Hugo Sarmento, e também a Escola Bola de Neve, com foco na educação infantil. Hoje as duas escolas funcionam em prédios diferentes. Fui aluna do Hugo Sarmento, e trabalho lá há 25 anos.
Todos os seus livros anteriores são paradidáticos; por que a mudança de foco em Bebê e Babá?
Nunca pensei se estou escrevendo um livro paradidático… Meus livros são relatos de experiências vividas na escola, e minha intenção com eles é valorizar, registrar e compartilhar o que fazemos com outros educadores, pais e crianças.
Qual o papel da babá no desenvolvimento da criança? O que você quer dizer com “muito além de cuidar”?
O livro Bebê e Babá relata uma experiência muito boa que tivemos na escola. Minha ideia não foi criar um curso para ensinar as babás a cuidar de bebês, mas sim ensiná-las a brincar com eles.
Não falo no livro sobre como contratar babás ou sobre a relação dos pais com elas. Meu olhar é para a criança e seu desenvolvimento. Um repertório de músicas, brincadeiras e estímulos muito simples são muito importantes para o desenvolvimento saudável do bebê.
Procuro mostrar que o tempo de brincar deve ser tão importante quanto o de alimentar, trocar e banhar. Deve ser um tempo em que o vínculo afetivo e a confiança sejam cultivados.*
Tica é autora dos seguintes livros: Quem Canta Seus Males Espanta; Quem Canta Seus Males Espanta 2; Brincar, Jogar, Cantar e Contar: 77 Jogos Para Crianças; Hora do Lanche; e, mais recentemente, Bebê e Babá – Muito Além de Cuidar.