O puerpério é o período que vai desde a expulsão da placenta até 6 a 8 semanas após o parto com o retorno do corpo ao seu estado normal.
Durante o puerpério, o corpo da mulher passa por profundas modificações físicas e emocionais para retornar ao estado pré-gravidez. Ao mesmo tempo que se recupera lentamente do parto e das alterações ocorridas ao longo da gravidez, também precisa de se adaptar ao seu papel de mãe.
Todas estas mudanças podem ter um forte impacto no seu estado de humor e deixá-la mais sensível e vulnerável. Apoie-se nos familiares e amigos mais próximos e, sobretudo, no seu companheiro. Se se sentir demasiado triste e exausta por muitos dias, fale com o seu médico. A depressão pós-parto é uma realidade mais vulgar do que se pensa.
Apesar de o nascimento de um filho ser um acontecimento incomparável, os desafios são mais do que muitos. A amamentação em horário livre, as horas sem dormir, as preocupações com outros filhos e as alterações físicas e emocionais são muito exigentes.
Insónias, exaustão física, angústia, diminuição da libido, oscilação entre estados de humor de intensa felicidade e de enorme tristeza ou depressão pós parto são algumas consequências dessa exigência.