Que a amamentação materna é super importante e saudável para o bebê, nós já sabemos não é mesmo?! Mas a cada dia descobrem mais benefícios desse ato tão importante.
Novos estudos comprovaram que o aleitamento materno protege contra diabetes tipo 2.
Uma em cada duas mulheres que tiveram diabetes enquanto esperava um bebê vai desenvolver a doença nos dez anos seguintes ao nascimento. Mas pesquisas recentes mostram que a criança pode ajudar a mãe a ficar longe da doença, por meio da amamentação.
Leite materno poderia salvar 800 mil vidas por ano
A amamentação é fundamental nos primeiros seis meses e é ainda mais importante nas primeiras horas de vida do bebê. Segundo a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), metade dos bebês não recebe leite materno logo após o nascimento. Isso é prejudicial para a saúde do recém-nascido, pois ele deixa de receber nutrientes, anticorpos e contato com a pele da mãe que são essenciais para protegê-lo das doenças e da morte prematura.
Mais leite, mais inteligência
No caso dos bebês prematuros, que exigem ainda mais cuidados, a amamentação nos primeiros dias de vida é essencial para garantir o desenvolvimento saudável do sistema nervoso. Uma pesquisa realizada pelo Hospital Brigham, nos Estados Unidos, acompanhou 180 bebês prematuros desde o nascimento até a idade de sete anos e descobriu que aqueles que receberam mais leite materno durante os primeiros 28 dias de vida tiveram melhor desenvolvimento neurocognitivo.
Fonte: revistacrescer.com.br