27/mar
0

Como se alimentar antes do parto

alimentação-antes-do-parto

O trabalho de parto pode levar, em média, de 8 a 12 horas. Já pensou ficar o tempo inteiro sem comer ou beber? Essa prática caiu em desuso à medida que o parto humanizado ganhou popularidade.

Ficar tantas horas sem comer, obviamente, interfere na movimentação do bebê. Você já deve ter percebido que ele costuma se mexer mais depois das refeições.

Em caso de cesárea eletiva (agendada previamente), a gestante deve ficar em jejum ou apenas se alimentar com líquidos por 12 horas, em média, antes da cirurgia. Alguns especialistas mais flexíveis pedem que a grávida mantenha 2 horas em jejum para líquidos sem resíduos (água e sucos sem polpa), 6 horas para uma refeição bem leve (uma torrada com suco) e 8 horas para uma refeição “normal” (nada de feijoada, certo?).

No parto vaginal, porém, a recomendação atual é de que a grávida se alimente com comidas e bebidas leves, de fácil digestão, no início do trabalho de parto. Alimentos muito gordurosos e protéicos (frituras, chocolate, carnes) devem ser evitados. Opte por comidas pastosas e ricas em carboidrato (sopas, pães, frutas), que dão energia e são facilmente digeridas. Leite e derivados, assim como bebidas gaseificadas, são contra-indicados. Prefira água e sucos naturais.

Vale lembrar, no entanto, que médicos e anestesistas mais conservadores indicam o jejum total ou apenas uma dieta líquida. Por isso, melhor debater o assunto com seu obstetra com antecedência.

Fonte: revistacrescer.globo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>