18/mai
0

Entenda as posições em que o bebê pode estar na hora do parto

Saiba o que significa cada forma em que o pequeno pode se encontrar dentro do útero e quando a cesariana é a única opção da mulher.

Cefálica

Camilla Loureiro Camilla Loureiro

Essa é a posição mais esperada pelas grávidas que desejam o parto normal, afinal, é a apresentação ideal para quem quer dar à luz dessa forma. Felizmente, ela é também a mais comum, correspondendo a 96% dos bebês. “O pequeno pode estar com o dorso à direita ou à esquerda da mãe e ambas as posições podem estar voltadas para a região anterior ou posterior dela”, explica Luiz Fernando Leite, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Para facilitar o entendimento: o dorso equivale à coluna do feto. Já a posição posterior é quando a nuca do bebê está “apoiada” na coluna da mãe, enquanto, na anterior, a nuca está apontando para a sua pelve.

Entretanto, embora a cefálica seja a posição em que a maioria dos bebês se encontram no momento do parto, o que vimos no Brasil nas últimas décadas foi um considerável crescimento da cesariana – inclusive em casos em que ela não seria necessária – por ser vista como mais segura para algumas pessoas ou até mesmo mais cômoda. A boa notícia é que, nos tempos recentes, essa tendência tem perdido força e o parto vaginal tem voltado a ser desejado por um grande número de mulheres. Se esse é o seu caso, mas o seu pequeno ainda não virou, fique calma! Isso deve acontecer por volta da 34ª/35ª semana.

Pélvica

Camilla Loureiro Camilla Loureiro

Muito conhecida como “bebê sentado”, essa posição também tem algumas variações. “A apresentação pélvica pode ser completa (quando o bebê fica sentado, como se estivesse com as pernas cruzadas igual ‘índio’) e incompleta se estiver com uma perna para cima e outra para baixo, ou ainda com as duas para cima, sendo essa última também chamada de cócoras”, esclarece o obstetra. Os pélvicos podem ainda estar à direita anterior ou posterior da mãe, bem como à esquerda, e correspondem a 3,5% dos casos.

Embora essa apresentação tenha sido indicativa de cesárea na imensa maioria dos casos ao longo dos últimos anos, Caio Antonio de Campos Prado, especialista em obstetrícia e ginecologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, afirma que é, sim, possível dar à luz um bebê nessa posição por meio do parto vaginal: “O que aconteceu é que depois do boom de cesáreas no Brasil, os médicos passaram a ser pouco treinados para as possíveis intercorrências de um parto pélvico, por isso ele é evitado”.

Por isso, o parto normal pode, sim, acontecer em casos de bebê pélvico, mas essa possibilidade deve ser avaliada caso a caso, já que tende a ser mais arriscado, demandando atenção a alguns fatores que costumam facilitar a saída do pequeno, como um parto normal prévio de bebê cefálico. Uma alternativa às mulheres que têm todas as condições para um parto vaginal, mas o filhote se encontra sentado, é a Versão Cefálica Externa (VCE), técnica que permite girar o pequeno dentro do útero.

Transversal

Camilla Loureiro Camilla Loureiro

“Os transversos são também chamados de córmicos (de ombros) e, como nas outras posições, podem ter variações, com o polo cefálico à direita ou à esquerda da mãe e com o dorso anterior ou posterior”, conta o especialista do Santa Joana.

Polo cefálico equivale à cabeça do pequeno, portanto, o bebê transverso fica atravessado no útero da mãe. Quando isso acontece e o pequeno não muda até o fim da gestação, a cesárea se torna obrigatória, já que não há espaço suficiente para que a criança passe pelo canal vaginal. Embora dar à luz de forma natural tenha muitos benefícios, é fato que em determinados casos – como o do bebê córmico – a cesariana é a única opção.

A posição transversal corresponde a 0,5% dos casos e, caso a mãe não apresente contraindicações ou outras questões que impeçam o parto normal, também pode ser revertida com a manobra da Versão Cefálica Externa.

@sitebebe

8/mai
0

10 motivos para você se apaixonar por sua fotografia de grávida

Tem um bebê a caminho! Por onde começar?

Com a gestação vem também algumas dúvidas e uma listinha para organizar: planejamento para a casa, para o trabalho e pós trabalho,  para o enxoval, para o bebê, para o irmãozinho, para para para tudo!

E você em qual lugar da listinha você esta no Planejamento da Sua Gravidez?

Esse momento é mágico, rápido, contagiante, regando de muitas emoções! Então pare e pense: – O que levarei desta experiência e recordação da gestação? Para algumas mamães um sonho de verão para outras um inverno lascado! (risos).  A minha gestação foi um inverno lascado (mas deixarei para um próximo post).

Quando recebo ligações de mamães questionando como funciona o ensaio fotográfico, e como é?, logo pergunto: – Você esta de quanto tempo? Quando esta previsto o nascimento do bebê?

E sabe por que faço essas  perguntas?  Não é apenas curiosidade…

É porque o tempo voa na gestação, embora não pareça para quem esta esperando! E o bebê tem vontade própria, ele escolhe quando dará o ar da graça #pontoescrevi!

Então separei 10 motivos para você correr para agendar o seu ensaio fotográfico já!

fotografia gestante divertida1ª A fotografia com certeza será uma recordação lindíssima e representativa da emoção de ter dois corações batendo ao mesmo tempo num único corpo!

2ª Sim, toda gestante é linda! E não pode esconder seu barrigão.

3ª A melhor imagem para representar o Milagre da vida!

4ª Parar um dia para contemplar o momento a três (mãe, pai e filho). Aqui entregamos cada mulher ao sentimento mais profundo da palavra MÃE!

5ª  O ensaio fotográfico é mais que um presente para Mulher. É estar presente neste momento da vida! É perceber o que há de melhor no Mundo!

6ª Daqui muitos anos  sua fotografia terá outro valor monetário, então porque julgar hoje que é caro produzi-la!

7ª  Todos os dias são especiais, pois temos a Vida! E para cada momento único temos que Celebrar!

8ª Você estará documentando através da fotografia a história da sua família para seu bebê. As fotografias retrataram como vocês eram na época, quais foram as primeiras roupinhas e brinquedos, como eram os  irmãozinhos e todo o carinho que cada um tinha para a chegada do bebê.

9ª Aproveite cada minuto da gravidez. Porque o tempo não volta. O que volta é a vontade de voltar no tempo.

10ª Seja feliz com que te faz feliz! Emocione-se, ame muito e registre cada momento especial!

Forte abraço,

@leaostudio

9/abr
0

MIL FORMAS

Neste inverno, ratificando um conceito já há muito buscado pela Maria Barriga, trazemos à tona a filosofia oriental de wabi-sabi. Filosofia que crê na beleza da simplicidade, da perfeita imperfeição de cada um de nós.

O Inverno Mil Formas traz a beleza infinita que existe em cada período gestacional.

Peças leves, fáceis e em materiais nobres que exercem um impacto mínimo no meio ambiente. Assim, buscamos celebrar esse momento de cada uma de nossas clientes.

22/fev
0

10 Ideias de como anunciar a gravidez


Anunciar a gravidez pessoalmente tem várias vantagens: ver a reação das pessoas e receber muitos abraços e desejos de felicidade é uma experiência incomparável! Separamos algumas ideias para tornar esse momento ainda mais especial:

1. Sapatinho

Compre um sapatinho ou mesmo uma peça de roupa de bebê, embrulhe e dê de presente ao futuro papai. Espere pela reação dele ao abrir o presentinho.

2. Porta-retratos

Para presentear o papai e decorar a casa, nada melhor que um porta-retratos. Escolha um modelo com espaço para três fotos e coloque duas imagens de quando você e o seu companheiro ainda eram bebês. A terceira foto você já sabe: só daqui a nove meses!

3. Camiseta

Que tal receber o futuro papai ou os avós em casa com uma camiseta com a frase “estou grávida“? A surpresa está garantida ao abrir a porta!

4. Biscoito da sorte

Se quiser manter o suspense por toda a refeição, que tal optar pelos famosos biscoitinhos da sorte para a sobremesa? A boa notícia pode estar escrita em um pequeno pedaço de papel, dentro do biscoito!

5. Quebra-cabeça

Para tornar esse momento ainda mais divertido, a família pode se reunir para montar um quebra-cabeças personalizado. Depois de montado, ele pode conter uma frase ou até mesmo uma foto do ultrassom, revelando a novidade!

6. Cartão personalizado

Faça um cartão bastante criativo e deixe-o em locais estratégicos, como embaixo do travesseiro do papai, ao lado da toalha de banho, na gaveta das meias, dentro do carro, perto das chaves, etc.

7. Copos e canecas

Uma ideia simples e bacana é comprar uma caneca com frases como “superpai” — ou aquelas que têm um espaço para servir de lousa — e escrever “parabéns papai”. Sirva-o com algo ou deixe a caneca em seu lugar à mesa.

8. Caça ao tesouro

Aqui você tem duas opções: fazer marquinhas no chão, com tinta ou talco, marcando o caminho para o papai seguir, ou inventar pistas e escolher pela casa para que ele procure. O tesouro pode ser uma roupinha, um sapatinho ou até mesmo imagens do ultrassom.

9. Bexigas

Encha bexigas de aniversário e escreva nelas que você está grávida. Coloque-as em lugares estratégicos como dentro do armário ou dentro da banheira minutos antes de ele ir tomar banho.

10. Objetos personalizados

Personalize camisetas, canecas, chinelos e outros objetos com o título que a pessoa terá — como “vovô feliz” e “titia coruja”, por exemplo — e entregue o presente dentro de uma caixa decorada. Funciona bem para quem ainda não é avô, tio ou padrinho.

6/fev
0

MODA PRAIA PARA GESTANTES

verão é uma estação que promete novidades para a moda das gestantes, que sempre está muito em alta, além da gravidez ser um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher, você ainda pode curtir com toda modernidade possível e o verão está chegando trazendo várias novidades da moda praia para grávidas.

moda praia para Gestantes 2018 contam com novidades, bastante modelos diferentes, tanto de biquínis como também de maios, ganharam lindas estampas coloridas, mas ainda tem os modelos tradicionais que você pode estar conferindo também, vai de cada pessoa e de cada estilo. Para quem prefere os biquínis saiba que os modelos estão predominando, trazendo a parte de cima mais reforçada, apropriado para a gestante, tudo para poder oferecer mais conforto e comodidade para as mulheres. Nesse período é sempre bom tomar um sol e aproveitar bem o verão para relaxar e sair da rotina, mas para isso nada melhor do que estar vestida em um belo biquíni, e confortável de preferência.

29/jan
0

CORES, FLORES, AMORES (Verão 2018)

A cor continua a ser uma influenciadora-chave das tendências da moda. E para a primavera – verão 2018, em resposta ao aumento e ao uso continuo de cores vibrantes pelas pessoas, A MARIA BARRIGA viu a necessidade de mostrar mais os pigmentos em suas coleções de uma forma versátil, encorajando de experimentar e combinar as cores de maneira divertida e alegre.

Primrose Yellow
O tom de amarelo vibrante, Primrose Yellow, remete aos dias quentes e ensolarados, trazendo alegria para qualquer composição.

Lapis Blue
O Lapis Blue é um tom de azul vivo e intenso.
Entre as cores Royal e o clássico Navy Blue,
a coloração é ideal para compor looks fortes
e confiantes.

Flame
Ainda dentro da tendência de cores vibrantes, o Flame é um tom laranja com notas vermelhas que traz calor e diversão para os dias quentes de verão.

22/jan
0

DESÇA DO SALTO COM ESTILO

Estilo com conforto é o principal tema que a Maria Barriga aborda. Como nossas modelagens proporcionam isso, não poderíamos deixar de falar do calçado que combina ainda mais o conforto com estilo.

Tendência hoje, o tênis vai bem com vestido, seja em modelagem mais justinha ao corpo, seja mais soltinha – leve e fluido de verão – uma boa combinação para dias quentes.

Os shorts são peças que proporcionam, além do conforto, maior segurança principalmente ao se movimentar. São peças adaptáveis e que compõem o visual para diferentes ocasiões.

Estes looks geralmente são para ambientes descontraídos e despojados. Mas, dependendo da área de atuação profissional e devidamente combinado, o tênis pode sim, integrar o ambiente de trabalho.

11/set
0

Novas Utopias ( Verão 2018 )

Como viver com mais calma?

Num mundo cada vez mais movido pela informação, podemos confiar mais na intuição. Junto com esta mudança, as empresas e os indivíduos voltam a pensar a longo prazo e localmente, onde várias partes formam um todo em harmonia.

A Maria Barriga propõe esse novo equilíbrio, com uso de tecidos sustentáveis e tecnológicos, que permitem toque ainda mais macio, sem toxidade à pele e com menor dano ao meio ambiente que deixaremos para nossas crianças. Tecidos que, com construção de uma nova trama, bloqueiam raios ultravioletas e são mais resistentes ao pilling. Uma tecnologia pensada para o consumo saudável de peças duradouras.

Nosso novo conceito de design inclusivo permite a construção de modelagens propostas por nossas clientes gestantes, intensificando a busca pelo real, pela necessidade do dia a dia.

Novas utopias… Permita que esse conceito entre em seu guarda roupa, em sua casa, em sua vida.

18/ago
0

Oficina Shantala


Por Jonas Zavan (Instituto Natural de Saúde)

“A massagem shantala, é uma técnica milenar, com objetivo principal de promover uma interação melhor entre a mãe e o bebê, fortalecendo o vínculo afetivo, auxiliando no desenvolvimento, na qualidade do sono, diminuição de cólicas e a maturação dos sistemas em formação.”

a oficina, proporciona as mães aprenderem sobre a história da técnica e a aplicar, pois ela aprende e aplica, o terapeuta só aplica em casos onde  a mãe precisar e tiver com dificuldade para desenvolver a massagem com as manobras,  na oficina é mais recomendável ser feito em bonecas, pois para fazer no próprio bebê depende da estrutura do local e o tempo.

NOSSA PROMOÇÃO ENCERRA AMANHÃ. APROVEITE E GARANTA SUA VAGA!!!!

11/ago
0

Amamentação: Tudo o que você precisa saber

O leite de cada mãe foi formulado exclusivamente para seu bebê e está cheio de células que combatem infecções e proteínas que ajudarão a manter o bebê feliz e saudável. Ajudar seu bebê a obter os nutrientes importantes de que ele precisa para crescer e se desenvolver é uma coisa maravilhosa, mas o tempo que passam juntos é igualmente tão importante.

Benefícios da prática da amamentação para a mamãe
A amamentação fornece benefícios de saúde definidos para você, assim como para seu bebê.

Estabelecendo um bom suprimento de leite
Quando você estiver amamentando, são essenciais uma boa alimentação, líquidos em abundância e descanso.

Quando alimentar seu bebê
Alimente o seu faminto recém-nascido de acordo com a demanda – ou seja, sempre que ele quiser

Quanto é o suficiente?
Você saberá que ele está ingerindo algo se você puder ouvi-lo engolir enquanto mama. Outra dica é quão bem o seu bebê dorme após uma refeição. Se a barriga dele estiver cheia e a fralda estiver limpa, ele provavelmente dormirá novamente após a alimentação.

https://www.pampers.com.br/recem-nascido/alimentacao/artigo/o-basico-sobre-amamentacao-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-as-primeiras-vezes-em-que-amamentar-seu-bebe